O VAMPIRO

Halloween
Tabula RasaBeneath You


Spike e Nikki no metrô de NY

Após o doce William ter se transformado no vampiro Spike, ele e sua amada Drusilla juntam-se a [Darla] e [Angelus] e é este último que revela a Spike a existência das [Caças-Vampiros]. Ao contrário de todos os vampiros, para quem a menção desta palavra já é o bastante para causar medo, Spike fica obcecado com a ideia de encontrar uma Caça-Vampiros e matá-la. Ele consegue seu intento pela primeira vez em 1900, na China (durante a Revolução dos Boxers) e em 1977 mata mais uma Caça-Vampiros (Nikki Wood) no metrô de Nova Iorque — ficando com o casaco de couro dela, que se torna sua marca registrada.

Então, não era de se estranhar que Spike aparecesse em Sunnydale mais cedo ou mais tarde e tentasse matar [Buffy Summers] também. Ele chega à cidade em 1997, trazendo junto consigo sua Drusilla, enfraquecida depois de ter sido atacada por uma "turba enfurecida" em Praga. Spike vê Buffy pela primeira vez no [The Bronze]; ela está dançando e o vampiro a observa, malicioso. Em seguida, faz com que ela seja atraída para fora do clube, para lutar com um vampiro, e assim poder "estudar" o estilo da Caçadora. Quando ela derrota o inimigo, Spike se apresenta:

Spike: Bom trabalho, amor.
Buffy: Quem é você?
Spike: Você vai descobrir no sábado.
Buffy: O que acontece no sábado?
Spike: Vou matar você.


O VAMPIRO NEUTRALIZADO

Bem que ele tenta, várias vezes, mas não consegue matar Buffy e, depois de indas e vindas acaba sendo capturado por uma organização governamental chamada [A Iniciativa] — que o rotula de Hostil 17 — e tem um chip implantado em seu cérebro. Causando uma insuportável dor de cabeça quando ele tenta atacar um humano (seja para morder, ou até mesmo um simples tapa), o tal chip torna Spike um vampiro "neutralizado", inofensivo. No episódio em que ele é chipado (The Initiative), Spike tenta morder Willow e falha, um vexaaame:
 

Spike: Eu não entendo. Isto nunca aconteceu comigo antes.
Willow: Talvez você estivesse nervoso. Provavelmente forçou demais. Isto não costuma acontecer com vampiros?
Spike: Não comigo, não acontece!
Nunca
                                  aconteceu comigo!

Ele então procura Buffy, Giles, Willow e Xander e pede proteção em troca de informação sobre a Iniciativa. Buffy, relutante, aceita o acordo:
 

Spike: Eu não posso morder ninguém. Willow, diga a eles o que eu fiz.
Willow: Você disse que ia me matar, e a Buffy.
Spike: Sim, foi mau, mas vamos pular esta parte e ir direto para aquela em que eu não pude te morder.
Willow: É verdade. Ele falhou.
Spike: Sim, é, parece que eles me castraram de vez.
Buffy: O que você está querendo dizer?
Spike: Estou dizendo que Spike fez uma visitinha ao veterinário e agora ele não persegue mais os outros cachorrinhos. Eu não posso morder nada. Nem mesmo bater em gente eu consigo.

O vampiro passa então a morar um tempo na casa de Giles, onde, inicialmente, ele fica acorrentado na banheira, ou amarrado a uma cadeira, pois os [Scoobies] ainda não estão totalmente convencidos de que ele está inofensivo, e é alimentado com sangue de porco.

Pangs

Em Something Blue, Buffy e Giles tentam arrancar dele informações sobre a Iniciativa, mas Spike se faz de difícil:
 

Spike: Eu estou tentando lembrar. Foi um trauma muito grande.
Buffy: Por quanto tempo você vai continuar com essa conversa?
Spike: Quanto tempo eu vou viver depois de contar pra vocês?
Giles: Olhe, olhe, Spike — nós não temos nenhuma intenção de matar uma criatura... indefesa... mas nós temos que saber o que foi feito com você. Não podemos deixar você ir até termos certeza de que você está... impotente-
Spike: Ei!
Giles: Desculpe, escolha errada de palavras. Até que estejamos certos que você está, está...
Buffy: Flácido?
Spike: Cuidado com o que diz, mocinha!
Buffy: Giles, socorro! Ele está bravo comigo! Sabe de uma coisa? Acho que você não quer que a gente te deixe ir. Talvez deixamos tudo aqui muito confortável pra você.
Spike: Confortável? Eu estou acorrentado numa banheira, bebendo sangue de porco numa canequinha barata. Não me parece um hotel 5 estrelas.
Buffy: Quer algo melhor? Uma olhadela no meu... pobre pescoço? Todo nu e macio e exposto... todo este sangue... circulando.
Spike: Giles, faça ela parar!
banheiracaneca


Mais tarde, Giles passa o fardo para Xander e Spike passa a morar com ele e [Anya] no porão da casa dos pais dele — e, apesar de não poder morder mais, o vampiro ainda tem um poder sem limites de chatear todo eles. E como fica bonitinho nas roupas de Xander:

Quando Spike descobre que o chip não o impede de atacar outros vampiros, monstros e demônios, ele deixa a casa de Xander e vai morar numa cripta em um dos cemitérios de Sunnydale (e na mudança, tenta levar algumas coisas de Xander...). Spike continua ajudando a Gangue do Scooby em troca de dinheiro e/ou outros favores, mas com o passar do tempo, ele passa a ajudá-los por opção. Durante todo este tempo, Spike pode frequentar a casa de Buffy normalmente, pois ela jamais desfaz o convite necessário para que ele, um vampiro, possa entrar na residência (feito durante uma trégua entre os dois, quando ele ainda não tinha o chip na cabeça, diga-se de passagem).
 

O VAMPIRO APAIXONADO

Após inúmeras lutas, brigas, discussões e alianças forçadas entre Spike e Buffy, o vampiro acaba por se descobrir loucamente apaixonado pela Caça-Vampiros (Out of My Mind). 

Por amor, vampiro começa a querer modificar seu comportamento; ele chega a dizer para sua ex-amante Drusilla que já não está interessado mais em "fazer aquele jogo", logo após eles dois terem passado no The Bronze e se alimentando de um casal de jovens (mortos por Dru). No entanto, quando revela seu amor a Buffy, ela o rejeita e acaba o desconvidando de sua casa (através de um feitiço realizado por Willow), o que deixa o pobre vampiro apaixonado de coração partido (Crush). 

Ele só volta a ter acesso à casa de Buffy quando a luta definitiva contra a deusa infernal [Glory] está chegando — a Caça-Vampiros sabe que poderá contar com Spike, inclusive para defender sua irmã caçula [Dawn].

Quando Buffy morre na batalha final, Spike fica arrasado; ele tenta se aproximar do corpo de sua amada, mas a luz do sol o impede. Então, ele chora em desespero (The Gift).

 
Juntos Até Que A Falta de Alma os Separe

No verão seguinte, o vampiro mantém a promessa feita à Caça-Vampiros — proteger Dawn a qualquer custo — e sempre está disponível quando precisam dele como "babá" da garota. Além disto, patrulha os cemitérios de Sunnydale com os Scoobies, sem saber que Willow, Xander, Tara e Anya estão planejando trazer Buffy de volta dos mortos. Quando isto acontece, ele fica feliz e ao mesmo tempo chocado e magoado por ter sido deixado de fora.

Com a volta de Buffy, Spike se torna o confidente da Caça-Vampiros — ele é a única pessoa a quem ela revela que foi arrancada do Céu e não do Inferno, como seus amigos imaginam. No entanto, a aproximação entre os dois faz com que Spike se afaste dos outros, pondo um fim à amizade que parecia existir entre eles durante a ausência de Buffy.

Spike já havia desistido de Buffy — ele havia dito que se ela não quisesse assumir o que sentia que o deixasse "descansar em paz" (Once More, With Feeling) — quando sem mais nem menos a Caça-Vampiros começa a beijá-lo e toma a iniciativa de transar com ele (Wrecked). É o início de uma relação complicada entre os dois, que acaba por fazer Spike sofrer muito, pois Buffy (apesar de transar como louca com o vampiro) não se cansa em dizer que ele é "uma coisa ruim e sem alma." 

E por causa do imenso amor que ele sente por Buffy, um dia Spike parte para a África (Seeing Red), passa por difíceis testes numa caverna escura e consegue sua ALMA de volta (Grave) — para dar a ela o que ela merece e nunca mais voltar a feri-la.
 

O VAMPIRO COM ALMA

Beneath You

Eu tentei encontrá-la, é claro. A centelha. O que faltava... a peça. Que encaixava. Que iria me fazer encaixar. Eles puseram a centelha em mim e agora tudo o que ela faz é queimar.

Após alguns meses (o verão do hemisfério Norte), Buffy encontra Spike no porão da recém-inaugurada Sunnydale High; o vampiro está diferente (seus cabelos estão mais compridos, raízes escuras aparecendo) e completamente perturbado, falando coisas sem nexo que deixam Buffy sem saber o que fazer. Ela nota que Spike tem ferimentos em seu peito e, preocupada, pergunta a ele o que "ele fez"; Spike diz que "tentou cortar fora" (Lessons).

Beneath You

Uma semana depois do encontro no porão, Spike aparece na casa de Buffy completamente são e se oferece para ajudar no caso de Nancy, a garota que teve seu namorado transformado em minhoca gigante por [Anyanka]. Buffy o recebe bem e aceita sua ajuda; no entanto, após ferir um ser humano — justamente na hora em que Spike ataca o verme gigante, este se transforma de volta em homem — ele perde novamente a razão e começa a dizer coisas incompreensíveis. Spike então se retira e vai se refugiar em uma pequena igreja, em um dos cemitérios de Sunnydale. Buffy vai atrás dele e o vampiro acaba revelando que foi atrás de sua alma "por ela, para ser dela." Exausto, ele diz

E ela deverá olhar para ele com compaixão. E todos vão perdoar e amar... e ele será amado.

Então Spike se abraça a uma grande cruz; enquanto sua pele queima, ele pergunta "Podemos descansar agora, Buffy?" (Beneath You).

Após algumas semanas, Buffy percebe que permanecer no porão da escola está fazendo muito mal a Spike e o leva para a casa de Xander, onde ele passa a ocupar um armário-quarto, gastar toda a água quente em banhos demorados e deixar toalhas molhadas espalhadas pelo chão do banheiro (Him). 

Não demora muito para que surjam as suspeitas de que Spike estaria matando novamente, após Buffy ter tido contato com um vampiro (Holden Webster) que alegou ter sido gerado por Spike (Conversations With Dead People). 

A Caça-Vampiros e Spike descobrem que ele, sob o controle de alguma coisa maligna, realmente voltou a matar e gerou muitos vampiros. Desesperado, Spike pede ajuda a Buffy e ela o leva para sua casa (Sleeper).

Buffy diz a Spike que acredita nele, que viu a penitência que ele fez, que ele é um bom homem, um pouco antes dele ser sequestrado pelos [Mensageiros] a mando do [Primeiro Mal]. Seu sangue é usado para abrir o [Selo de Danzalthar] e liberar um [Turok-Han] (Bring On The Night).

Spike é mantido prisioneiro numa caverna, sendo torturado pelo Turok-Han sem piedade, sob o comando do Primeiro Mal na forma de Drusilla — ele quer que o vampiro se junte a ele em seu plano maligno, mas Spike resiste bravamente, e afirma que Buffy virá salvá-lo, pois ela acredita nele. Realmente, a Caça-Vampiros — após matar o Turok-Han — aparece para resgatá-lo (Showtime).

Buffy leva novamente Spike para sua casa, onde ele passa a morar (no porão). Junto com Buffy, ele treina as [Caças-Vampiros em Potencial], que estão começando a lotar a casa das Summers (Potential). 

O sossego do pobre vampiro, no entanto, não dura muito — logo ele começa a sentir dores de cabeça horríveis, porque o seu chip está fora de controle, disparando sem motivo nenhum. Buffy consegue contatar [Riley Finn] e o chip — ao invés de ser consertado — é retirado do cérebro de Spike, segundo decisão da Caça-Vampiros (The Killer in Me).

Giles não gosta nem um pouco de saber que Buffy decidiu pela retirada do chip, mas a Caça-Vampiros diz ao seu ex-Guardião que confia em Spike, que ele agora é um bom homem e que não se pode combater o Mal fazendo o mal. Spike fica arrasado quando Buffy aceita um convite do Diretor [Robin Wood] para jantar fora e, por ironia do destino, acaba por ter que interromper o encontro, pois Xander está correndo perigo nas mãos de uma demônia; durante a luta, o vampiro se machuca e Buffy se preocupa com ele. Mais tarde, O Primeiro Mal aparece para Wood na forma de sua mãe (a Caça-Vampiros Nikki) e revela que ela foi morta por Spike (First Date).

Spike, após ouvir de Buffy que ele — desde que recebeu sua alma de volta — não é mais um bom guerreiro, vai até o porão da Sunnydale High e lá recupera seu casaco de couro; a peça de vestuário lhe devolve a segurança e a atitude bad boy e ele facilmente derrota o demônio que lhe havia dado uma surra poucas horas antes na casa de Buffy. Além disto, ele volta a fumar (Get It Done).

Giles volta de viagem trazendo para Sunnydale uma pedra mística chamada Procaryote que, segundo ele, vai livrar Spike do domínio do Primeiro Mal. Com a ajuda de magia, a pedra, transformada em uma espécie de minhoca, entra no cérebro de Spike e o faz reviver um momento traumático em sua vida — o dia em que transformou, por amor, sua idosa e doente mãe em vampiro, para que os dois passassem a eternidade juntos. No entanto, ao fazer isto, Spike na verdade matou sua bondosa mãe e liberou um demônio cruel, que o atacou, falando coisas horríveis para o filho, além de querer ter relações incestuosas com ele; chocado, Spike acaba estaqueando-a.

Enquanto este drama vem a tona, Robin Wood aproveita para tentar vingar a morte de sua mãe, a Caça-Vampiros Nikki, morta por Spike em 1977, no metrô de Nova Iorque. O Diretor leva o vampiro para sua garagem (cujas paredes estão cobertas por cruzes), enquanto Giles, O Traidor, inventa uma desculpa (uma seção de treinamento no cemitério) para Buffy a fim de mantê-la longe do vampiro. 

Enquanto luta com Wood (que usou a música [Early One Morning] para "ativar" o vampiro assassino), Spike percebe que o que ele ouviu sua "mãe" dizer eram na verdade palavras proferidas pelo "demônio" que ele próprio havia criado e finalmente se dá conta de que era amado por sua mãe, ao contrário do que pensou durante muitos anos. Libertado do trauma (e do controle do Primeiro Mal), ele agradece a Wood pela "cura" e avisa o Diretor que vai matá-lo — por livre e espontânea vontade.

Chosen

Quando Buffy percebe que Giles está segurando-a e que Spike está em perigo, ela corre em desespero até a casa de Wood, onde encontra Spike deixando a garagem — e o Diretor ainda vivo. Spike explica que o deixou viver porque ele havia matado sua mãe; mas basta Wood olhar para ele de modo estranho, que ele o mata. Buffy diz a Wood que não quer saber de vendettas e que permitirá que Spike o mate, se assim ele o desejar (Lies My Parents Told Me).

Mais tarde, quando Buffy é expulsa de sua própria casa por seus amigos e irmã (Empty Places), Spike é a única pessoa que fica ao lado dela. Na noite em que os dois passam juntos, o vampiro diz à Caça-Vampiros que, conhecendo tanto o melhor quanto o pior dela, ele pode afirmar que Buffy é uma mulher maravilhosa. As palavra do vampiro fazem com que ela, que estava arrasada, recupere sua força de vontade e consiga encontrar a arma poderosa que o vilão Caleb estava tentando esconder: a [Foice] (Touched).

Aproximando-se o dia da batalha final contra o Mal, Buffy mostra novamente sua confiança no vampiro quando entrega a ele o [amuleto] que Angel havia trazido de Los Angeles, escolhendo-o como seu Campeão. Spike prova seu valor definitivamente quando, na batalha contra os Turok-Hans na Boca do Inferno, se sacrifica para salvar o mundo, morrendo como [Herói] (Chosen).


O VAMPIRO RENASCIDO DAS CINZAS

Após 19 dias, no entanto, Spike retorna ao nosso mundo — o amuleto misterioso aparece em Los Angeles, enviado para Angel num envelope sem remetente; de dentro dele, surge um Spike confuso e sem corpo físico. Ao lado de Angel e sua equipe - Wesley, Gunn, Lorne e Fred/Illyria - Spike consolida sua posição como Campeão, continuando a eterna luta contra o mal.  Leia [Spike em Angel]




HOME