Chip - Spike foi capturado pela [Iniciativa] e teve um "dispositivo modificador de comportamento" implantado em seu cérebro, em 1999 (Buffy/The Initiative). Causando uma insuportável dor de cabeça quando ele tentava atacar um humano (fosse para morder ou bater — até mesmo apontar uma arma fazia o chip disparar), o tal dispositivo tornou Spike um vampiro "neutralizado", inofensivo. Em 2003, após ter começado a disparar sem motivo e causar terríveis dores de cabeça em Spike, o chip foi removido (ao invés de consertado) do cérebro dele pela Iniciativa, segundo escolha de Buffy (Buffy/The Killer in Me).


CebolaAperitivos Favoritos - [Buffalo Wings] (asas de galinha fritas e apimentadas) e Cebolas fritas em forma de flor (tem no [Outback]; o fundador americano diz que foi o inventor deste petisco) são os aperitivos favoritos de Spike. Sendo um vampiro, ele não precisaria se alimentar para sobreviver; entretanto, ele adora comer (e beber).

***

Spike e Buffy estão no The Bronze; ele está prestes a contar como matou duas Caças-Vampiros, a pedido dela — Buffy/Fool for Love:

E já que eu concordei com a sua proposta, vamos fazer isto do meu jeito. Asas. Buffalo Wings apimentadas. Peça um prato pra mim. Estou com fome.

Spike elogiando seus favoritos para Xander, que está comendo amendoim — Buffy/Triangle:

Aqui tem asa de galinha também. E uma coisa em formato de flor feito com uma cebola. É brilhante.

Spike compartilhando com Andrew o segredo de se fazer uma boa cebola em forma de flor — Buffy/Empty Places:

Sabe, a genialidade da coisa é que você mergulha a cebola em água gelada por uma hora, o que conserva o seu formato. Então você frita em bastante óleo, com o lado da raiz para cima, por mais ou menos 5 minutos.



Música - Spike gosta de punk rock; em Crush, ele cantarola I Wanna Be Sedated dos [Ramones]; em Lover's Walk, My Way, versão dos [Sex Pistols] para a música consagrada por Frank Sinatra. Em Angel/Destiny, ele ouve no rádio do carro Too Drunk to Fuck do [Dead Kennedys].

Já a música preferida pela mãe de William/Spike, era a canção folclórica inglesa Early One Morning; o [Primeiro Mal] inclusive usou esta canção para controlar o vampiro e fazê-lo matar diversas pessoas:

Early one morning,
Just as the sun was rising,
I heard a young maiden,
In the valley below.

Oh, don't deceive me,
Oh, never leave me,
How could you use
A poor maiden so?

Remember the vows,
That you made to your Mary,
Remember the bow'r,
Where you vowed to be true,

Oh Gay is the garland,
And fresh are the roses,
I've culled from the garden,
To place upon thy brow.

Thus sang the poor maiden,
Her sorrows bewailing,
Thus sang the poor maid,
In the valley below.


Sangue - A sua dieta, após ser chipado, passou a ser composta de sangue de porco, obtido nos açougues de Sunnydale. Às vezes, porém, Spike matava a vontade de sangue humano roubando bolsas para transfusão em hospitais (Buffy/The Weight Of The World); ou indo a bares de demônio — como o Willy's Place — que ofereciam a preciosa bebida:

Dose dupla de O negativo. Do bom, não quero a porcaria de orangotango.


Casaco - O longo casaco preto de couro que Spike usa é sua marca registrada, a marca registrada do vampiro que matou uma Caça-Vampiros no metrô de Nova Iorque, em 1977, e tomou-lhe o casaco como uma espécie de troféu (Buffy/Fool For Love). Spike, depois de atacar Buffy no banheiro (Buffy/Seeing Red), saiu tão apressado da casa dela que esqueceu o casaco no corrimão da escada — significando que dali pra frente, tudo seria diferente, pois o vampiro foi para a África em busca de uma alma, deixando para trás o seu antigo "eu".

Contudo, após levar uma bronca de Buffy porque, segundo ela, desde que conseguiu sua alma de volta deixou de ser tão bom guerreiro quanto costumava ser, Spike voltou a usá-lo — após encontrá-lo no porão da Sunnydale High* — e recuperou sua auto-confiança (Buffy/Get it Done).

*Especulação na Internet: como o casaco foi parar no porão da escola, quando deveria estar na casa de Buffy? Bem, Buffy e Clem tiveram um encontro bastante efusivo no bar de demônios, aonde ela foi com Spike e as Caças-Vampiros em Potencial (Buffy/Potential), pareciam velhos amigos; Clem chega a comentar sobre um programa que viu no History Channel e acrescenta que ela teria gostado muito. Como ele poderia saber dos gostos de Buffy? 

Talvez, durante o verão, Buffy tenha dado umas passadinhas na cripta do Spike (o vampiro tinha pedido que Clem cuidasse do lugar) para ver se ele já havia voltado. Numa destas ocasiões, a Caça-Vampiros pode ter levado o casaco para lá e posteriormente Clem entregou-o para Spike no porão da escola. Ele deve também ter contado ao vampiro sobre o que Willow fez com Warren, pois Spike sabia que ela tinha esfolado o rapaz (enquanto ele, Spike, estava na África).

O casaco original foi destruído em 2004 numa explosão, quando Spike estava com Angel em Roma, à procura de Buffy. Ilona Costa Bianchi, chefona da filial da [Wolfram & Hart] na cidade, imediatamente arranjou para o vampiro um outro igualzinho, além de mandar mais 10 para Los Angeles (Angel/TheGirl in Question).


Cicatriz - Spike tem uma cicatriz na sobrancelha esquerda, conseguida durante a luta com a Caça-Vampiros chinesa, em 1900. Na realidade, James Marsters conseguiu-a após um assalto que sofreu em Nova Iorque. Agora, como um vampiro, que tem poderes curativos, fica com cicatriz, isso nunca foi explicado...


TV - Spike gosta muito de ver TV; ele tinha uma velha TV em preto & branco em sua cripta, cuja recepção, às vezes, era péssima — Buffy/The Real Me:

Porcaria. Tenho que roubar uma daquelas antenas parabólicas.

Sua série favorita é [Passions], que tem em seu elenco "Timmy", um boneco de pano que foi trazido à vida por sua dona. Logo que Spike foi chipado, ele procurou a Gangue do Scooby pedindo proteção e Giles o acolheu em sua casa — deixando-o devidamente acorrentado na banheira. Para conforto do vampiro, uma TV foi colocada à sua disposição, mas muito longe e ele não podia ligá-la — Buffy/Something Blue:

Giles está ocupado ao telefone

Spike: Está passando Passions! Timmy caiu no poço, e se você me fizer perder isto, eu vou-
Giles: Vai fazer o quê? Me lamber até eu morrer?

Giles, esperando receber a visita de uma amiga e querendo ficar sozinho com ela, despacha Spike para a casa de Xander — Buffy/Hush:

É melhor que ele tenha TV a cabo, porque eu não vou perder Passions... 

Giles comprou a [Magic Box] porque queria algo com que se ocupar; quão entediado ele teria andado antes disto? — Buffy/The Real Me:

Giles: Eu fui um bibliotecário durante anos. Isto é a mesma coisa, a diferença é que as pessoas pagam pelas coisas que não devolvem. Terei ao que me dedicar. A loja aumentará os meus ganhos. E fará com que vocês não apareçam no meu apartamento a qualquer hora. Acho que tem até um espaço para você treinar, lá atrás.
Buffy: Cara, você já pensou em tudo. Estava muito entediado no ano passado?
Giles: Eu via Passions com Spike. Não vamos nunca mais falar sobre isto.

Preocupada com a segurança de sua mãe e de sua irmã, Buffy leva Joyce e Dawn para ficarem com Spike em sua cripta — Buffy/Checkpoint:

Spike: E não faça muito barulho. Passions está para começar.
Joyce: Passions? Oh, você acha que o Timmy está realmente morto?
Spike: Oh! não, não, ela pode costurá-lo novamente. Ele é um boneco, pelo amor de Deus!
Joyce: Uh, e sobre o casamento? Quer dizer, não tem como eles continuarem com ele.

E parece que Spike gosta também de [Dawson's Creek] Buffy/Out of My Mind:

Oh Pacey, seu idiota cego. Não vê que ela (Joey) não te ama?*

*Dawnson's Creek terminou em maio de 2003; Joey Potter acabou ficando com Pacey!

Durante o Halloween, é de tradição que os verdadeiros monstros fiquem em casa — e Spike respeita isto. No Dia das Bruxas, ele gostava de ficar em sua cripta e assistir a também tradicional transmissão do desenho A Grande Abóbora, com turma de Charlie Brown — Buffy/All the Way:

Spike: Gostaria de deitar e rolar?
Buffy:O quê???
Spike: Eu... você... Patrulhar, alô?
Buffy: Oh. Eu... tenho que ficar. Talvez amanhã.
Spike: Não que eu já não tivesse planos. Great Pumpkin vai passar daqui a 20 minutos.

Outra série que Spike acompanhava era [A Super Máquina] (Knight Rider); Clem uma vez passou na cripta do vampiro com um balde de Buffalo Wings e a esperança de assistir com o amigo a uma maratona do seriado — o que acabou não acontecendo porque Spike estava em plena crise de consciência (Buffy/Seeing Red). A Super Máquina foi citada mais uma vez quando Spike, Gunn e Angel estavam a caminho de uma outra dimensão a bordo de um carro enfeitiçado que está deixando Angel preocupado (Angel/Underneath):

Nunca ouviu falar da Super Máquina? Das Indústrias Knight 2000? K.I.T.T.? Deixa pra lá...


Cobertor - Spike, como todo vampiro, não pode andar à luz do sol sem pegar fogo. Então, quando ele quer ir de um lugar para outro durante o dia, ele se cobre com um espesso cobertor que, se não evita que ele pegue fogo, ao menos retarda um pouco o processo. Durante a série, o vemos várias vezes às voltas com seu cobertor (Buffy/Pangs, Shadow, I Was Made to Love You, Gone etc), fazendo entradas espetaculares na casa de Buffy, na Magic Box etc, com o cobertor já em chamas e ele fumegando. Depois que larga o tal cobertor, invariavelmente ele se recompõe e age como se tivesse adentrado o local normalmente...


Carro - O carro que Spike costumava dirigir era um Dodge DeSoto Firelite, ano 1958. Foi com este automóvel que o vampiro chegou a Sunnydale em 1997, com Drusilla ao seu lado (Buffy/School Hard) e com ele retornou meses mais tarde, sozinho e bêbado (Buffy/Lover's Walk). Todas as duas vezes Spike derrubou a placa de Boas Vindas, saiu do carro e disse: "lar doce lar". 

Não se sabe o que aconteceu com o carro; na última vez que foi visto, Spike estava tentando ter um "encontro" com Buffy, levando-a para um falso ninho de vampiros (Buffy/Crush). Após o episódio Bargaining 2, Spike passou a usar a motocicleta que pegou de um dos Hellions (bando de demônios que estavam atacando a cidade) e foi com ela que ele deixou Sunnydale a caminho da África (Buffy/Seeing Red). Buffy chegou a andar na garupa da moto, quando foi com o vampiro à um bar de demônios (Buffy/Life Serial).


Última Mordida - A última pessoa de quem Spike bebeu o sangue foi uma garota no [Bronze], em 2001; ele já estava com o chip, mas pode mordê-la porque a menina estava morta. O que aconteceu foi que sua ex-amada Drusilla havia voltado para Sunnydale e queria que Spike fosse com ela para Los Angeles para que ambos, junto com Darla, atormentassem Angel. De início, Spike aceita Drusilla de volta e os dois vão até o Bronze, onde a vampira mata um casal de namorados e dá a garota a Spike para que ele beba seu sangue. Porém, quando os dois voltam para a cripta dele, Spike diz que está cansado deste jogo e dispensa Drusilla em favor de seu novo amor — Buffy, A Caça-Vampiros (Buffy/Crush).

Depois de ter conquistado sua alma, Spike chegou a morder uma dezena de pessoas (homens, mulheres e Andrew), pelo menos; mas o vampiro não o fez por vontade própria, ele estava sendo controlado pelo [Primeiro Mal] (Buffy/Conversations With Dead People, Sleeper, Never Leave Me). Já a mordida em Robin Wood é controversa, pois se vemos Spike claramente atacar o Diretor (Buffy/Lies My Parents Told Me), no dia seguinte, não há nenhuma marca em seu pescoço (Buffy/Dirty Girls). Como a intenção de Spike era mesmo só assustá-lo, talvez ele não o tenha mordido mesmo.

Quanto a transformar pessoas em vampiros, Spike fez isto com sua mãe (e a coisa terminou muito mal) e com [Ford] — apesar que em relação a este último, o ato em si não foi mostrado; e quando estava sob o controle do Primeiro Mal, Spike transformou uma dezena de vítimas em vampiro. 

Nenhum de suas criações sobreviveu — a mãe, o próprio Spike teve que estaquear, e os outros todos viraram pó nas mãos de Buffy.



Placa de Boas Vindas - Nas duas vezes em que retornou a Sunnydale (Buffy/School Hard e Lovers Walk) com seu Dodge Desoto FireFlite, Spike derrubou a placa de "Boas Vindas" que ficava na entrada da cidade. O vampiro derrubou a placa ainda mais uma vez — a última, quando Sunnydale acabou destruída junto com a Boca do Inferno, após Spike exterminar com todos os Turok-Hans e morrer no processo (Buffy/Chosen).



Figuras na caverna de "Lurky" - Existiam misteriosos desenhos na caverna onde Spike lutou por sua alma (Buffy/Villains), passando por testes promovidos por um demônio grandalhão a quem o vampiro apelidou de "Lurky". Estes desenhos pareciam mostrar a morte de [Tara] e a vingança de Willow contra [Warren]. Quando [D'Hoffryn] foi convocado por Willow (Buffy/Selfless), ele a parabenizou e o mistério se desfez:

Eu achei que você logo entraria em contato. Arrancar a pele de Warren Mears? Oh, bastante inspirador. Foi uma vingança e tanto. Lloyd tem desenhos sobre isto em sua parede.

Lloyd seria então Lurky, o legendário demônio a quem Spike procurou para ter sua alma de volta? A sequência de fotos a seguir foi publicada na Internet por fãs atentos à série:

[Osíris]

Tara
Willow and tara

Warren
Warren

Willow e Warren

 


Episódios - Spike aparece nos seguintes episódios de Buffy, A Caça-Vampiros:

Segunda Temporada (1997-1998)

School Hard
Halloween
Lie To Me
What's My Line? 1
What's My Line? 2
Surprise
Innocence
Bewitched, Bothered and Bewildered
Passion
I Only Have Eyes For You
Becoming 1
Becoming 2

Terceira Temporada (1998-1999)

Lovers Walk

Quarta Temporada (1999-2000)

Todos, menos nos dois primeiros episódios The Freshman e Living Conditions, quando Seth Green (Oz) ainda fazia parte do elenco principal da série.

Quinta Temporada (2000-2001)

Todos, menos The Body

Sexta Temporada (2001-2002)

Todos

Sétima Temporada (2002-2003)

Todos

Em Angel, Spike aparece no epísódio In the Dark (primeira temporada), no episódo Darla (segunda temporada) e em todos os episódios da quinta temporada.


Apelidos - Apelidos dados por Spike:

Buffy: Slayer (Caça-Vampiros) - pet - luv - Slutty (vadiazinha), A Caça-Vampiros - Betty - Nancy Drew - [Goldilocks] (Cachinhos Dourados) - lamb

Dawn: little bit (pedacinho) - kid sis(ter) - bite-sized one (tamanho de uma mordida) - nibblet (naco, pequena mordida) - Little Red Riding Hood (Chapéuzinho Vermelho) - sweet bit (pedacinho doce) - platelet (plaqueta de sangue) 

Dru: poodle - black goddess (deusa negra) - ripe wicked plum (malvada ameixa madura) - pet - luv

Harmony: sugar - little foam latte - petite creme brulee - little mentholated pack of smokes

Angel: poofter - white hat - peaches - alto, moreno e testudo

Riley: cub scout (escoteiro lobinho) - white bread (pão branco) - captain cardboard (capitão papelão) - Charlie - enormous monitor hall - crew cut (cabelo escovinha)

Willow: Red

Oz: Dog Boy

Demônio que lhe devolveu a alma (Lloyd?): Lurky

O próprio Spike já se apelidou de: Big Daddy - Big Bad

E foi chamado por outras pessoas de: captain peroxide, evil dead, bleach boy e nimrod (Xander) - William e peroxided pest (Buffy) - platinum baby, blondie bear, little lamb e boo boo (Harmony) - captain peroxide (Angel) - English dead patient e principalmente evil soulless thing (coisa má sem alma) por muita gente.


 
HOME